REDES SOCIAIS

Instagram

Seguidores do blog

NOSSO TEMPO AGORA

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Belém Velho

Histórico1 [editar]

Um dos mais antigos núcleos habitacionais de Porto Alegre, o Belém Velho deve seu nome à Nossa Senhora de Belém, a qual foi homenageada com a construção de uma capela em 1830, a Capela de Belém Velho. A construção da igreja levou funcionários eclesiásticos a se responsabilizarem pela distribuição de lotes. Posteriormente, a capela foi elevada à condição de curato e Belém, à de freguesia. Quando alguns moradores se mudaram para o bairro Belém Novo, às margens do lago Guaíba, passou a ser chamado de Belém Velho.
Em 1926, o trem passou pelo bairro, com o objetivo de transportar produtos agropecuários da região até o Centro Histórico, mas a linha férrea, considerada economicamente deficitária, foi desativada em 1932. A partir da década de 1930, três instituições ligadas à saúde pública e à assistência social instalaram-se no Belém Velho: o Sanatório Belém (hoje Hospital Parque Belém), o Amparo Santa Cruz e o Instituto São Benedito. Em função disso, mais pessoas emigraram do bairro, por não considerá-lo sadio.
Em 1992, o Cemitério Belém Velho2 , de dois hectares, construído no século XIX, foi encampado pela prefeitura. Naquele mesmo ano, a capela e a praça foram tombadas como patrimônio cultural.

Características atuais[editar]

Embora sua população tenha crescido, o Belém Velho permanece como um dos bairros porto-alegrenses de menor densidade, e o uso produtivo da terra ainda é sua principal característica. Por causa disso, o Belém Velho também faz parte dos Caminhos Rurais de Porto Alegre, um projeto de turismo rural que tem apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

Pontos de referência[editar]

Educação
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Dona Luiza Freitas Vale Aranha;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Pacheco Prates;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Gama;
  • Escola Estadual Maria Altina Araújo;
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão;
Outros

Moradores ilustres[editar]

Limites atuais[editar]

Da junção das estradas Belém Velho e Kanazawa por uma linha reta, seca e imaginária, até encontrar o fim da Rua Ventura Pinto; daí por outra linha reta, seca e imaginária, até o Marco Geodésico do Morro da Pedra Redonda; daí por uma linha reta, seca e imaginária, até encontrar a junção da Avenida Professor Oscar Pereira com a Estrada da Embratel; pela Avenida Professor Oscar Pereira até a Estrada Antônio Borges; por esta até a Estrada Afonso Lourenço Mariante; Estrada Afonso Lourenço Mariante, até a Rua Giacomo Muttoni; por esta até a Estrada do Rincão; desta até a Estrada Octávio Frasca; por esta via pública até a Estrada Costa Gama e por esta até a Estrada Três Meninas; daí até encontrar a linha reta, seca e imaginária que faz limite com o Bairro vila Nova e por esta linha até a confluência das estradas Belém Velho e Kanazawa.

fonte:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário